QUALQUER PESSOA PODE CRESCER

QUALQUER PESSOA PODE CRESCER

 

“ABORDAGEM PARAPSICOLÓGICA DO TEXTO”

 

 

Lendo o Texto em questão, vamos procurar nele os fundamentos básicos da Parapsicologia, tal como nós a abordamos:

 

  • O homem só depende de Deus, por quem foi criado e dotado de uma PARANORMALIDADE graças à qual pode desenvolver potencialidades mentais pouco ou nada ainda aproveitada, tal paranormalidade pode ser DESENVOLVIDA mediante trabalho persistente e uso de TÉCNICAS PARAPSICOLÓGICAS, e fluirá positivamente quanto mais o Homem vivenciar os SEIS CONCEITOS BÁSICOS: Paz – Carinho – Compreensão – Humildade – Amor e Perdão.

 

A vivência desses seis conceitos básicos, mais a obediência às CINCO LEIS BÁSICAS DO PODER MENTAL levam o Homem a uma vida de EQUILÍBRIO INTEGRAL (Físico – Psíquico - Espiritual), e nestas condições, sua PARANORMALIDADE  se manifesta, seja através da Précognição, Clarividência, Cura Energética ou qualquer outro FENÔMENO PARAPSICOLÓGICO.

 

PARTE 1 –

Podemos interpretar o “Elemento primordial de Poder” de que o autor fala como sendo a CAPACIDADE PARANORMAL, inerente ao Homem, e passível de DESENVOLVIMENTO.

O autor distingue “talento” e genialidade. Em PARAPSICOLOGIA temos aprendido que os TALENTOS são APTIDÕES, diferente entre os indivíduos, e que a genialidade é a manifestação do TALENTO DO INCONSCIENTE, é a exteriorização de uma capacidade da mente humana.  Assim, a Parapsicologia ensina que Mozart foi gênio compondo e tocando piano aos 5 anos de idade compondo não porque sua mente “sintonizou uma mente cósmica, uma mente universal ou entrou em união com Deus”, maneira não científicas de explicar a genialidade.  Mozart foi gênio aos 5 anos graças à CAPACIDADE PARANORMAL da MENTE HUMANA.

 

PARTE 2

         O autor faz comentários semelhantes aos que o Dr. Massari nos apresentou na Palestra "“Pais Felizes, Filhos Saudáveis":- de toda os seres vivos o homem é o único que não nasce programado.  Ele aprende tudo.  Ele é PROGRAMÁVEL.  Aqui é interessante citar que a parapsicologia tem como sua maior arma a REPROGRAMAÇÃO MENTAL, que é a mudança dos programas mentais negativos e desconfortáveis, por outros positivos e satisfatório.

 

         Do ponto de vista parapsicologico, quanto maior, mais harmonioso e perfeito for o crescimento do homem, ou seja, quanto mais atingir o homem na sua totalidade (corpo, mente, espírito), mais felicidade trará.

 

A afirmação do autor de que a falta de crescimento torna o homem insano, merece ser discutida.

 

A afirmação “tudo que é possível ao espírito é possível a carne” pode trazer polemica se relacionada á nossa crença que o espírito é imortal e a carne não o é. Imaginamos que o autor tenha querido dizer sobre a capacidade do pensamento se tornar realidade física. Através da imaginação, visualização, mentalização e representação, o pensamento humano torna-se realidade física. NADA EXISTE NA REALIDADE SEM QUE TENHA HAVIDO O EQUIVALENTE MENTAL ANTERIOR.

 

PARTE 3

         O autor trata da individualidade, das aptidões. A parapsicologia fala da necessidade de conhecermos os nossos talentos, para desenvolvê-los, pois é a partir desse desenvolvimento que vamos nos tornar pessoas realizadas.  E a “somatória dos valores e talentos próprios de cada um, a serviço da comunidade que transforma os desiguais em conjunto harmônico e indissociável”.

 

PARTE 4

  • autor repete a idéia, aceita em parapsicologia, de temos um potencial nem sempre usado. Diz que, num sentido mais amplo, “Não existe pessoas comuns”- Realmente, somos todos PARANORMAIS. Temos todos um TALENTO DO INCONSCIENTE , ou “GÊNIO A SER DESPERTADO”.
  • Essa pessoa “sábia” e “perspicaz” que a comunidade busca, encaixa-se na figura PARANORMAL , que tem uma visão privilegiada dos fatos, devido a sua SENSIBILIDADE, à sua PARANORMALIDADE. Sua visão não é fornecida pelos 5 sentidos específicos, mas pela sua SENSIBILIDADE EXTRA NORMAL, pela FACULDADE PSI- GAMA.
  • Potencial todos temos – o que falta são as grande realizações, o ALTRUÍSMO, deixado de lado quando o homem se volta para as vantagens pessoais e interesses próprios e imediatos.

 

PARTE 5 

         O autor fala da atitude PASSIVA ou ATIVA, que o homem pode ter frente à vida.

         Em PARAPSICOLOGIA dissemos que  a ação do homem começa no seu pensamento: o homem é aquilo que ele PENSA  e vive de acordo com suas crenças. Quando o homem assume as rédeas de sua vida, ele traça a sua direção. Entram aqui as afirmações que tanto repetimos em nossos estudos: “Se você não faz escolhas, outros escolheram por você”: “Se você não traçar METAS, sua mente inconsciente não saberá para onde dirigi-lo”.

         Por que o homem PENSA, ele a qualquer momento pode PARAR, REFLETIR E REPROGRAMAR.

 

PARTE 6

         “Os desígnios da providência” que “forçam” as pessoas a ser tornarem atuantes parece em parte questionável. Sabemos que é muito aceito o fato de que se aprende vivendo. Mas podemos observar, que nem sempre as experiências, “forçam” a pessoa a aprender; muitas vezes apenas oferecem a oportunidade, que poderá ou não ser aproveitada. Por outro lado, outra forma de aprendizado é oferecida pela PARANORMALIDADE. O PARANORMAL tem potencial para captar e aprender a realidade.  Segundo Einstein, ‘As idéias estão soltas no espaço- basta apanhá-las”.

 

         Quanto ao “estágio mais primitivo”, em que o homem é “filho do acaso e da circunstância e escravo do medo”, queremos acreditar que o autor se refere ao homem que não REPROGRAMA A SUA MENTE. Realmente, o homem que não para, para pensar, refletir, e reprogramar, fica à mercê de programas mentais que lhe foram impostos desde sua concepção.

         Quanto à semelhança do homem com os deuses, desde que desenvolvido mentalmente, esta é uma afirmação tão comum, mas muito imprópria em nossos estudos.

 

A PARAPSICOLOGIA vê o homem como um a criação divina, que REFLETE o criador, DEUS ÚNICO E VERDADEIRO.

 

A frase final: “VOCÊ PODE SER TORNAR AQUILO QUE DESEJA SER” é verdadeiro, dentro do contexto parapsicologico: o poder mental não é uma varinha de Condão, que tudo resolve num passe de mágica. Há que atender ás chamadas leis que regem o poder mental, há que seguir as chamadas técnicas parapsicológicas. Há que se desenvolver a paranormalidade e o equilíbrio integral. Aí você pode ser tornar aquilo que deseja ser.

 

Texto escrito no Grupo de estudo da Parapsicologia, a SEPACAM, que eu fazia parte. Esse texto é uma homenagem ao grande Homem e Parapsicologo que Existiu no Brasil, com uma dedicação incrível ajudando a todos os doentes, tantos físicos como mentais e preparando várias pessoas para que continuassem o trabalho dele. O Professor, Escritor, Palestrante e Acima de tudo educador Valter Franceschini de Sorocaba - SP, faleceu aos 75 anos em 2016. Estar ao lado dele, era estar com grande energia e paz ao mesmo tempo.

Ismê Lucas

 

 


Comentários