AROMATERAPIA

AROMATERAPIA

 

A aromaterapia, que literalmente quer dizer “tratamento por meio dos aromas”, constitui, na realidade, uma forma de fitoterapia .

As propriedades curativas dos óleos essenciais já eram conhecidas há muito tempo, embora de forma meramente empírica. Hoje, o assunto é amplamente divulgado, com efeitos terapêuticos comprovados, apesar de ainda haver muito o que estudar acerca do mecanismo pelo qual certos aromas conseguem influir sobre o estado de espírito e também sobre o comportamento. 

De uma forma geral, os óleos essenciais possuem a função de proteger a planta de parasitas e doenças, como também de atrair insetos para que façam a polinização. Eles possuem hormônios, vitaminas e são anti-sépticos. São etéreos, voláteis e relativamente fluídicos, e sua aparência, na maioria dos casos, é colorida e muito leve.

Como até hoje a Aromaterapia não apresentou efeitos colaterais graves, seus adeptos acreditam que é uma terapia adequada para as pessoas de todas as idades, incluindo bebês. Também estão convencidos de que ela é capaz de curar quase todas as doenças. 

A Aromaterapia possui vários métodos de aplicação e utilização de suas essências. Cada um deles é recomendado para um tipo específico de enfermidade. Os mais utilizados são o tratamento através de massagem (a fricção com o óleo faz com que este penetre através da pele, infiltrando-se nos tecidos e passando finalmente para o sangue); inalação (utilizando gotas de essência sobre as costas da mão ou em cima de uma fonte de calor, como um aquecedor. Também se pode impregnar um lenço ou o travesseiro com umas gotas de essência); banhos (adicionando-se gotas de essência à água do banho) ou utilizados em compressas. O uso interno das essências não é aconselhável sem o acompanhamento de um aromaterapeuta com formação médica.

Crie o seu ambiente com as essências


Ambiente Balsâmico, para casos de sinusite, faringite e diversas afecções respiratórias: eucalipto, pinheiro, tomilho ou alecrim.

Ambiente relaxante e sedativo, para casos de nervosismo ou insônia: alfazema ou laranjeira. Muito utilizado para as crianças muito inquietas, com dificuldade para dormir.

Ambiente anti-séptico, para prevenir os contágios em casos de gripe ou resfriados: tomilho, sálvia, eucalipto ou canela.

Ambiente para afugentar mosquitos e outros insetos: erva-cidreira ou cidrão.

Ambiente antifumo: cidrão, gerânio silvestre, sassafrás ou alfazema.

 

Fricções com essências

 

Fricção tonificante, que convém aplicar na parte da manhã, após uma ducha fria: alecrim, limão ou pinheiro.

Fricção relaxante, a ser aplicada à noite, depois de uma ducha ou banho quente: alfazema, manjericão, camomila ou laranja.

Fricção digestiva sobre o estômago e o ventre, aplicada depois de cada refeição, para evitar gases e as digestões difíceis: alcarávia, manjerona ou alfazema.
 

Fricção respiratória sobre o peito e as costas, recomendada em caso de resfriados, bronquite, asma e tosse catarral: pinheiro, eucalipto, alfazema, alecrim ou cipreste.

Fricção antidolorosa sobre as pernas ou as costas, para aliviar as dores musculares ou articulares: alecrim, zimbro, pinheiro ou manjerona.

Fricção circulatória para melhorar o retorno do sangue venoso, em caso de varizes, pernas inchadas ou celulite: cipreste ou limão.

 


Comentários